COMO CASAR DE GRAÇA NO CARTÓRIO (ATUALIZADO)




COMO FUNCIONA DO CASAMENTO GRATUITO?


Quem não tem dinheiro para pagar a Certidão de Casamento, tem direito a receber de graça o documento, de acordo com o Código Civil. O parágrafo único, do Art. nº 1.512, diz que quem não possui condições financeiras para retirar a sua Certidão de Casamento, pode fazer isso de graça.


Para dar entrada ao pedido, os noivos devem preencher e entregar uma DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA (baixe o modelo grátis ao final da postagem).


A declaração deverá ser preenchida e assinada.


O cartório NÃO PODE DIFICULTAR vocês de casar gratuitamente, não podem exigir que você mostre Carteira de Trabalho ou constranger vocês.


Com a Declaração de Hipossuficiência, vocês deverão levar os seguintes documentos:


PARA NOIVOS BRASILEIROS, SOLTEIROS E COM MAIS DE 18 ANOS


- Certidão de Nascimento Atualizada (segunda via)


- Carteira de Identidade (RG)


- 2 testemunhas, que não precisam ser parentes seus, que tenham mais de 18 anos, que conheçam vocês e que estejam dispostos a confirmar que não há nada que impeça a realização do casamento de vocês.


- Comprovante de residência


O passo a passo para casar sem pagar a Certidão é:


- Preencher, imprimir e assinar a Certidão de Hipossuficiência (Certidão de Pobreza)


- Ir ao cartório da sua cidade para preenchimento do formulário pedindo a isenção da taxa do casamento civil


- Preencher todos os dados corretamente


Depois de preencher tudo e mostrar os documentos, você dará entrada ao processo, aí o número do protocolo e a data para vocês irem de novo ao cartório serão informados. Na data informada, você irá ao cartório e vai dizer se foi ou não aprovado o seu pedido.


Depois disso, eles marcarão uma data para o juiz ou funcionário de tribunal ir a um determinado lugar para realizar o casamento comunitário. Vocês pagarão uma taxa simbólica e assinarão o documento que oficializa o casamento de vocês.


Vá ao cartório da sua cidade e dê entrada no seu processo de pedido de gratuidade para casamento.


Quer mais inspirações de casamento civil? Veja alguns já publicados no blog!


Você sabia que eu sou cantor e faço muitos casamentos? Se quiser conhecer um pouco mais, meu INSTAGRAM é o @cantorfelipemedeiros e o meu telefone é o (21) 98904-8773, atendo a todo o Brasil e seria um prazer poder fazer parte do seu momento tão especial! Eu trabalho com voz e violão, com piano e com banda para casamento.


Banda para casamento, cantor para casamento, cantor para cerimônia, Banda para casamento rj, banda para casamento sp, banda para casamento mg, banda para casamento es, banda para casamento rio de janeiro, banda para casamento sao paulo, banda para casamento minas gerais, banda para casamento belo horizonte, banda para casamento espírito santo




68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo